HONESTIDADE, CARÁTER E HONRA

“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS.

É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS.

A ESPERTEZA, UM DIA, É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA.

A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

UMA CORROMPE A VIDA;

A OUTRA ENOBRECE A ALMA.”

autor: Chico Xavier

CHAT ON LINE SÓ VIA PC

PEDIDO

CAROS VISITANTES DESTE BLOG, POR GENTILEZA ME ENVIE EMAIL SOBRE OS ASSUNTOS DO BLOG SE ESTÁ ATENDENDO A VOCÊS, POIS QUERO ATENDER-LOS DA MELHOR MANEIRA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO O ADMINISTRADOR

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ALARME DE BATERIA FRACA


Escrito por Newton C Braga
Baterias de 12 V não são usadas apenas nos carros. Alimentando inversores em camping ou mesmo barcos, em sistemas de luz de emergência e No-brakes estas baterias são muito importantes para o bom funcionamento dos equipamentos e precisam ser constantemente monitoradas. O circuito que descrevemos dispara um alarme se a tensão da bateria cair abaixo dos 10 V, indicando que existe algum problema ou ainda que ela precisa de uma recarga.
Nada pior do que ter uma bateria de 12 V com problemas de carga no momento exato em que precisamos dela. No carro, isso pode significar a impossibilidade de dar a partida, mas existem muitas outras situações em que uma bateria fraca pode trazer problemas.
Na introdução demos alguns exemplos como, por exemplo, os inversores de camping e até mesmo os No-brakes de computadores.
O circuito que descrevemos monitora constantemente o estado de uma bateria e quando sua tensão cai abaixo dos 10 V, o que significa que ela está em processo adiantado de descarga, ele faz soar um alarme avisando assim o usuário.
Uma característica importante do circuito apresentado é o seu baixo consumo que não afeta de modo algum a autonomia da bateria. Na verdade, a corrente exigida pelo circuito é da ordem de 0,5 mA o que é menos que a descarga de uma bateria normal quando fora de uso, pelo simples armazenamento.
Se o leitor precisa de um alarme de bateria fraca, dê uma olhada neste projeto. Ele pode atender às suas necessidades.

COMO FUNCIONA
Quando a tensão da bateria está acima de 10 V o diodo zener Z1 é polarizado no sentido de conduzir a corrente e assim o transistor Q1 se mantém saturado.
Com a manutenção deste transistor no corte a base de Q2 é posta à terra e com isso este transistor se mantém no corte e os osciladores formados pelas portas de um circuito integrado 4093 se mantém desabilitados.
No entanto, se a tensão da bateria cai abaixo de 10 V o diodo zener Z1 deixa de conduzir e com isso também o transistor Q1 que vai ao corte.
O resultado disso é que R3 passa a polarizar a base de Q2 levando este transistor a saturação. Temos então a alimentação dos osciladores formados pelas portas do circuito integrado CMOS 4093.
Temos dois osciladores formados em torno das portas do 4093.
Um deles gera um tom de áudio cuja freqüência é determinada pelo resistor R4 e pelo capacitor C2. O leitor pode alterar R4 na faixa de 10 k ? a 220 k ? se quiser modificar o tom produzido pelo alarme.
O outro gera um sinal de modulação cuja freqüência é determinada por R5 e C3. O leitor também alterar R5 na faixa de 470 k ? a 4,7 M ? de modo a modificar a modulação do circuito. Este segundo oscilador faz a intermitência do som produzido.
Os sinais dos dois osciladores são misturados num amplificador digital formado pelas duas outras portas do circuito integrado 4093.
Na saída deste amplificador digital temos o transdutor que é uma cápsula cerâmica piezoelétrica comum. Estas cápsulas precisam de um sinal de pequena intensidade para funcionar e fornecem um bom volume para o sinal de áudio gerado.
Veja que o circuito funciona com a tensão da bateria, o que quer dizer que ele dispara quando a tensão está abaixo dos 10 V, mas não pode ser nula. Isso significa que ele não detecta quando uma bateria é retirada do circuito que deve alimentar.
 MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do alarme de bateria fraca.








A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.


Sugestão de montagem em placa de circuito impresso.



As especificações mínimas dos componentes tais como tolerância, tensão de trabalho e dissipação são dadas na lista de materiais.

O diodo zener pode ser de qualquer potência a partir de 400 mW. Seu valor pode ser alterado para disparo do alarme com outras tensões.

O transdutor é do tipo piezoelétrico de alta impedância, podendo ser usada uma cápsula de fone ou microfone.



PROVA E USO

Aplique ao circuito a partir de uma fonte uma tensão acima de 12 V. O circuito deve permanece em silêncio. Atuando sobre a saída da fonte de modo a reduzir a sua tensão deve haver o disparo com a emissão de som quando a tensão cair abaixo de 10 V.Para usar basta conectar o circuito, observando a polaridade, na bateria que deve ser monitorada.
Semicondutores:

CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS

Z1 - 10 V x 400 mW - diodo zener

Q1, Q2 - BC548 ou equivalentes - transistores NPN de uso geral
Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 5,6 k  R2 - 1 k  R3 - 10 k  R4 - 47 k R5 - 1 M
Capacitores:

C1, C3 - 470 nF - poliéster ou cerâmico C2 - 47 nF - poliéster ou cerâmico

Diversos: BZ - Transdutor piezoelétrico (cerâmico) de alta impedância

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTENA DIPOLO

Antena Dipolo

            Calcular o comprimento de uma antena Dipolo e do "V" Invertido

              Digite a frequência desejada 
(ex. 7.000)

           

Resultado do Cálculo


metros, este é o comprimento total do dipolo comum
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo comum
metros, este é o comprimento total do dipolo V invertido
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo V invertido

 

 

GOOGLE MAPAS

▲TOP