HONESTIDADE, CARÁTER E HONRA

“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS.

É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS.

A ESPERTEZA, UM DIA, É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA.

A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

UMA CORROMPE A VIDA;

A OUTRA ENOBRECE A ALMA.”

autor: Chico Xavier

CHAT ON LINE SÓ VIA PC

PEDIDO

CAROS VISITANTES DESTE BLOG, POR GENTILEZA ME ENVIE EMAIL SOBRE OS ASSUNTOS DO BLOG SE ESTÁ ATENDENDO A VOCÊS, POIS QUERO ATENDER-LOS DA MELHOR MANEIRA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO O ADMINISTRADOR

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

INTERFERÊNCIAS EM CAIXA DE COMPUTADOR

Um problema comum a muitos Radioamadores é a interferência em caixas de som de computador.Temos no comércio uma grande variedade de modelos de caixas de som de computador de péssima qualidade.Neste artigo descrevo minha experiência na solução do problema.
Depois de estudar uma interferência que ocorria em uma caixa de som de meu computador, alimentada pela interface USB, constatei que os cabos usados nela para conexões não possuíam blindagem alguma.
Apesar da aparência, os cabos possuíam internamente dois fios finos em paralelo. Notei assim a total falta de blindagem nos mesmos.
Com a falta da blindagem nos cabos tanto da alimentação através da USB quanto dos cabos de áudio entre computador e caixas, qualquer RF. presente nas proximidades era suficiente para ser captada pelo fio vivo do sinal de áudio.A RF. assim captada era conduzida ao amplificador interno da caixa gerando a interferência.
Para solucionar este tipo de problema o primeiro passo é trocar os cabos de áudio entre as caixas e entre caixas e computador por cabos blindados. Caso o problema persista e sua caixa for alimentada pela interface USB fica mais complicado trocar o cabo já que o conector USB é lacrado.O uso de um toróide de ferrite no cabo na entrada do amplificador da caixa pode ajudar.
Mas, se mesmo assim, a interferência continuar, recomendo a troca da caixa de som por uma de melhor qualidade com alimentação própria.
Ao escolher a caixa na loja, você pode fazer um teste com o aparelho de celular fazendo uma ligação e aproximando o aparelho da caixa. Se aparecer uma interferência, não compre a tal caixa de som, pois provavelmente ela não possuí cabos blindados ou no seu amplificador, não foi incluído filtros supressores de RFI.

Na foto abaixo é possível visualizar o problema dos fios sem blindagem.Click na imagem para ampliar.







Além das caixas de som comuns a computador, muitos Home Theaters de baixo custo também apresentam problemas na presença de RF. O mesmo teste do aparelho de celular pode ajudar na escolha de um produto adequado.
Uma boa sugestão de caixa de som para computador é da marca Goldship com alimentação própria (fonte interna). Evite as alimentadas pela interface USB pois além da interferência em HF podem ocorrer problemas também em VHF e UHF.


FONTE - PY4RCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTENA DIPOLO

Antena Dipolo

            Calcular o comprimento de uma antena Dipolo e do "V" Invertido

              Digite a frequência desejada 
(ex. 7.000)

           

Resultado do Cálculo


metros, este é o comprimento total do dipolo comum
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo comum
metros, este é o comprimento total do dipolo V invertido
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo V invertido

 

 

GOOGLE MAPAS

▲TOP